TOXINA BOTULINICA

Toxina Botulínica

Rugas e linhas de expressão
Resultado de imagem para toxina botulínicaLinha de expressão é o resultado do franzir o tecido entre as sombrancelhas, região frontal e periorbital ("pés de galinha") formando uma prega. Os sulcos e as pregas são causados pela ação repetitiva dos músculos associados à expressão facial. Anos contraindo os olhos e franzindo a testa tendem a deixar rugas profundas na pele entre as sobrancelhas, na ponte nasal, na testa e em volta dos olhos. Linhas de expressão poduzem um aspecto triste e bravo, além de desmerecerem o rosto de seu dono. Essas rugas e linhas de expressão são atenuadas utilizando-se a toxina botulímica.
Hiperidrose
Resultado de imagem para hiperidroseResultado de imagem para hiperidrose botox

É uma condição que provoca suor excessivo. Os pacientes  podem suar mesmo em repouso.  As hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas pela hiperidrose: axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha.
Quando há transpiração extrema, esta pode ser embaraçosa, desconfortável, indutora de ansiedade e se tornar incapacitante. Pode perturbar todos os aspectos da vida de uma pessoa, desde a escolha da carreira e atividades recreativas até relacionamentos, bem-estar emocional e autoimagem.
 A toxina botulínica purificada pode ser injetada na axila, nas mãos ou nos pés para bloquear temporariamente os nervos que estimulam a sudorese.
A toxína botulínica não induz sudorese compensatória em outros locais do corpo como ocorre na Simpatectomia torácica endoscópica (STE).
O que é a toxina botulínica?
É um medicamento.
Como acontece com outros remédios, a toxina é produzida por um microorganismo, uma bactéria e depois isolada e purificada para ser usada na prática médica.
Para que é usada a toxina botulínica?
É usada no tratamento de vários distúrbios médicos.
Corrigir rugas de expressão, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal. Muitas vezes é aplicada também para melhorar o resultado estético de uma cirurgia , mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa.
Como age a toxina botulínica?
A toxina relaxa o músculo onde é aplicada ou promove a redução ou parada na produção de suor nos locais onde for injetada. Desta maneira elimina ou suaviza as rugas de expressão localizadas nas laterais dos olhos (pés de galinha), entre as sobrancelhas, na testa, pescoço, ao redor da boca e na área do decote. Quando aplicada nas axilas ou nas palmas, permite que pacientes portadores de hiperidrose levem uma vida normal sem os inconvenientes e constrangimentos causados pela sudorese excessiva e sem a necessidade de afastamento de suas atividades diárias.
Como é feita a aplicação?
Em consultório ou ambulatório médico. Na maioria dos casos não é necessária anestesia, apenas o uso prévio de cremes anestésicos e/ou gelo para tornar mais confortável o procedimento.
O tratamento envolve injeções de pequenas quantidades de toxina botulínica nas áreas afetadas, é bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento ou período de recuperação prolongado.
A toxina botulínica inicia o efeito em 3 a 7 dias após o tratamento. A melhora geralmente dura de 3 a 6 meses,podendo aumentar com sucessivas aplicações. Antes do término gradual do efeito e da volta da ação muscular ou da sudorese. Antecipa-se que o paciente médio necessitará de reaplicações em intervalos variados. 
Há algum efeito colateral?
Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente relacionados ao local da injeção. Dores ou uma leve contusão, mesmo sendo incomuns, podem ocorrer ao redor do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento. Uma dor de cabeça temporária não é incomum após a aplicação na área da testa, especialmente após o primeiro tratamento.
Em raras situações, o paciente pode desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos e um abaixamento da sobrancelha ou da pálpebra. Todos estes possíveis efeitos são leves e temporários e na maioria dos casos não limitam significativamente as atividades rotineiras.

É novidade?
Essa substância vem sendo pesquisada e estudada por várias décadas. Os estudos foram iniciados em razão desta (toxina botulínica) ser uma substância que pode ser encontrada em determinados alimentos e levar ao botulismo. O primeiro uso desta sustância de forma terapêutica foi feito por oftalmologistas, para o tratamento de espasmos involuntários da musculatura das pálpebras. O estudo desta toxina no tratamento de rugas iniciou-se há cerca de 10 anos.
É tóxico?
Depois de muito estudo percebeu-se que se essa substância fosse utilizada em pequenas quantidades não haveria chance de desenvolvimento do botulismo, mas sim a possibilidade de correção de alterações relacionadas à contração muscular em determinados locais do corpo.
Quais são os cuidados?
Após a aplicação o paciente deve permanecer, no mínimo quatro horas, sem manipular os locais das aplicações. Deve evitar massagens e, principalmente, não deitar durante as quatro primeiras horas. 
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes