Antes de iniciar sua leitura, lembre-se que é muito importante que se siga uma dieta EQUILIBRADA E BALANCEADA PARA QUE SE ATINJAM NIVEIS CALÓRICOS ADEQUADOS DE MODO SAUDÁVEL . Lembrando que um simples bolo pode ter 500 calorias e muita gordura por exemplo. Existe uma proporção entre de nutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, etc) adequada para que se completem as calorias necessárias. Procure seu médico e nutricionista para uma orientação saudável e correta para sua necessidade individual (emagrecer, engordar, ganhar massa magra, cuidar de doenças, praticar esportes, etc)
Ela calcula apenas a necessidade energética e não como ela deve ser atingida, em proporções de nutrientes, segredo do sucesso para uma dieta bem sucedida.
O metabolismo basal revela a quantidade de energia mínima aproximada que o organismo gasta em repouso absoluto sem nenhuma atividade a não ser o sono . Varia de um indivíduo para outro. Entre alguns aspectos que definem a taxa de metabolismo basal, encontram-se idade, sexo, fatores genéticos, peso, altura e tipo e frequência de atividade física. O fator de correção deve ser aplicado para calcular aproximadamente a ingesta calórica máxima recomendada para o funcionamento do organismo se que engorde. Ele pode variar de 1,2 a 2 dependendo no nível de atividade física realizada, e deve ser determinado cuidadosamente, preferencialmente por seu médico ou nutricionista, para que não seja falsamente aumentada, acarretando em hiperalimentação.
Esse valor ainda muda conforme o percentual de gordura e músculos que a pessoa possui em seu corpo: os músculos queimam três vezes mais energia do que a gordura, logo a taxa de metabolismo basal de uma pessoa com um percentual baixo de gordura (atleta) será maior do que aqueles que possuem uma porcentagem muito alta da composição (obesidade).
Além disso, doenças são outro aspecto que influenciam a taxa de metabolismo basal. Por exemplo, quando alguém está com febre, a cada 0,5º C que a condição aumenta em sua temperatura, o índice aumenta em 7%. Já quando o indivíduo sofre com a produção inadequada de hormônios por parte da glândula tireoide, essa taxa decresce de 30 a 40%.
TAXA METABÓLICA BASAL PELA FORMULA DE HARRIS BENEDICT
- Homens:
TMB = 88,36 + (13,4 x peso, kg) + (4,8 x altura, cm) – (5,7 x idade em anos)
- Mulheres:
TMB = 447,6 + (9.2 x peso, kg) + (3,1 x altura, cm) – (4,3 x idade em anos)